Em frente

aqA gente tem uma fixação no acerto e na confirmação do acerto das coisas, como se houvesse um abismo que dividisse o mundo em dois lados: o certo e o errado. E geralmente ficamos muito satisfeitos quando somos reconhecidos pelo acerto, mas nem tanto pelo erro.

Mas essa é uma conclusão muito apressada. Porque pensamos que sabemos algo sobre nosso passado e nossa história e acabamos projetando isso na tela do certo e do errado. Geralmente “certo” é quando alguma coisa acontece como gostaríamos que fosse, e “errado” quando ocorre o contrário. Ou quando os outros fazem um julgamento parecido com esse, ou ainda de acordo com a opinião da maioria ao nosso redor.

Será que foi certo ou errado os dinossauros terem sido extintos da Terra? Para mim, responder isso é tão relevante quanto filosofar sobre o bem e o mal das escolhas que fiz em minha vida. Ha ha ha, eu me lembro uma vez que estava na dúvida entre ir para a direita ou para a esquerda, e alguém me disse: tranquilo, depois que virar a bifurcação simplesmente não haverá mais caminho certo ou errado, apenas o caminho em que você estará andando.

É isso ai, e se o caminho não chegar onde queríamos, a gente… tenta de novo. Ou então simplesmente aproveita o lugar inesperado para esquecer um pouco do passado e parar de querer controlar o futuro. Às vezes, parar no meio da estrada em nenhum lugar e comer uma maçã faz bem. Sem pressa de chegar. A bota segue em frente.

Vai dar tudo certo, porque se não der, ainda assim está certo também.

Gustavo Mokusen.

???????????????????????????????

Deixe seu comentário