Sobre Gustavo Mokusen

Gustavo Mokusen é Monge Zen Budista e coordena o Centro Zen Flor de Lótus. Possui ampla formação acadêmica, que inclui as ciências militares, pesquisas científicas de ponta e o desenvolvimento artístico e humano.

Cursou a renomada Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) de 1992 a 1995.  Graduou-se em Física pela UFMG no final da década de 90, concluiu a pós-graduação em Física Quântica e especializou-se na NASA (Marshall Space Flight Center, Alabama – EUA) em Física Aeroespacial. Lecionou as disciplinas de Física e Química por mais de 10 anos. Enquanto isso tudo acontecia, se dedicou também à música e ao trabalho espiritual.  Estudou violino clássico na UEMG. Obteve também a pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Gama Filho. Desde 2008 atua como Coach Pessoal, e já realizou palestras e seminários em grandes órgãos públicos e empresas privadas, como Petrobrás, UFMG, TRE-MG, Rede Pitágoras, PUC, Usiminas, dentre outros. Fez parte de grupos espirituais como Rosacruz e Instituto Gurdjieff durante muitos anos, mas foi no Budismo que encontrou a realização do Caminho do Meio.

Iniciou o treinamento formal da escola Zen Budista em 1999. Participou de inúmeros retiros, grupos de prática e seminários. Praticou intensivamente a meditação zen em mosteiros no Brasil e Alemanha. Em 2004 foi convidado para realizar um treinamento no Templo Tenryuji, no Japão, e lá recebeu a ordenação como Monge Zen do superior do Templo, Abade Sassagawa Kosen Roshi, sob a orientação direta do mestre Mokugen Roshi, superior do Templo Zen das Alterosas. Recebeu também o nome monástico “Mokusen”, que significa em japonês “aquele que realizou o silêncio”.

Recebendo RakusuRetornando ao Brasil foi membro fundador da Associação Cultural Oriente Ocidente (www.zen.org.br), da qual é o atual Vice Presidente. Atuou diretamente nos trabalhos de fundação do primeiro templo zen de Belo Horizonte, o Templo Zen das Alterosas, onde hoje participa como monge colaborador. Em 2017 realizou a cerimônia de Combate do Dharma (Hossenshiki) no Mosteiro Zen de Ibiraçu/ES, perante o seu mestre Mokugen Roshi, o Abade Daiju Roshi, e uma comitiva de 12 monges japoneses, tornando-se assim o primeiro “Shuso” (monge líder) na história daquele mosteiro.

Dirige o site/blog A Luz do Dia, criado em 2012 e dedicado a assuntos ligados ao autoconhecimento e ao desenvolvimento humano em geral. Atualmente trabalha também no projeto musical solo “Gumok”, onde as músicas são inspiradas como um caminho para a expansão da consciência.

Para conhecer o projeto musical Gumok, e também assistir vídeos sobre autoconhecimento: Gumok no YouTube

gumok_color-01

Anúncios

9 comentários em “Sobre Gustavo Mokusen”

  1. Gustavo…que felicidade ver seu nome em um programa de meditação no dia 20/10/18…e lembrar de quando éramos vizinhos no bairro Ouro Preto…vc tá lembrado de mim? Muita paz e luz sempre no seu caminho!!!😘

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

por

%d blogueiros gostam disto: