Como conciliar trabalho, casa e família?

Por Márcia Cândido

Eis o maior questionamento dos últimos tempos. Engana-se quem pensa que o dilema aflige somente as mulheres. Os homens, que hoje também dividem as atividades domésticas com suas parceiras, tentam conciliar trabalho e família às vezes num esforço sobre humano.

Atualmente, o tempo dedicado às atividades profissionais aumentou, considerando o grande avanço da informática. Muita gente, mesmo quando está de folga, nos fins de semana e feriados, não consegue manter-se longe dos emails, da rede interna (intranet) da empresa e das ligações de celulares feitas por colegas de trabalho.

Todos esses contatos trazem uma carga volumosa de atribuições. Quando o profissional não define prioridades, acaba levando para casa a maioria das questões que deveriam ser resolvidas no local de trabalho. E, com isso, carreira, filhos, parceiro e momentos de lazer ficam seriamente comprometidos.

E não adianta desligar o computador e alardear em alto e bom som para os familiares: ‘chega! Agora não falo mais de trabalho’, até porque a tarefa fica ali, grudada na sua cabeça e você não consegue ficar 100% nem no trabalho, nem com a família.

Existe segredo para desplugar-se? Adoraria saber, como a maioria dos leitores, mas, acredito que o mais importante seja manter a mente alerta em tudo aquilo que estamos fazendo.

“Se você está lavando pratos, deve considerar esta atividade a coisa mais importante da vida. Igualmente, quando estiver tomando seu chá: o ato de tomá-lo deve ser a  coisa mais importante da vida” (Thich Nhat Hanh), ou seja, nossa mente deve estar alerta no que estamos fazendo. Isso é estar presente.

Eu te espero para o próximo encontro.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s