CERIMÔNIAS SHINSAN E COMBATE DO DHARMA

Em setembro de 2017 ocorreram duas cerimônias importantes para a história do Mosteiro Zen Morro da Vargem Zenkoji e para o Zen brasileiro. Perante uma comitiva de 12 monges que vieram do Japão para certificar oficialmente o evento, e na presença do Sanji, Monge Mokugen Roshi – Diretor Assistente da Soto Zen na América do Sul – as Cerimônias de Shinsan Kessei e Hossenshiki foram realizadas dentro do completo protocolo da Escola Soto Zen.

A Cerimônia de Shinsan Kessei, é a maior graduação de um monge. Após tal graduação o abade de um templo ou mosteiro é elevado à categoria de Daioshō. Assim, o monge Daiju Roshi passa a ser reconhecido como Monge Kōgaku Daiju Daioshō, 3º Fundador e Construtor do Mosteiro Zen Morro da Vargem, Hakuun Zan Zenkoji (Monte da Nuvem Branca – Templo da Luz do Zen).

Já a Cerimônia de Combate do Dharma – Hossen Shiki – foi realizada pela primeira vez na história do mosteiro. Durante o Combate do Dharma, o Shuso (monge líder) expressa o Honsoku (que significa o Dharma verdadeiro e original) e responde vigorosamente as perguntas feitas pela Sangha, defendendo assim a bandeira do Dharma correto. O monge Gustavo Mokusen ocupou o cargo de monge líder, sendo assim o primeiro Shuso do Mosteiro Zen Morro da Vargem.

É com alegria que compartilho o vídeo oficial das cerimônias.

Gassho.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s