Vesak – Festival das Luzes Budistas

O Festival de Vesak (ou Wesak), também chamado de Festival das Luzes, é celebrado tradicionalmente pelos budistas na Índia, Sri Lanka, Nepal, Tibet, Indonésia, Vietnam, Tailândia, Mianmar e inúmeros outros lugares em todo o mundo. O festival deriva seu nome a partir do mês do calendário lunar indiano em que ela ocorre – Wesakou Vesak (é uma palavra em Sinhalese, língua do Sri Lanka); tem origem no sânscrito Vaisakha que corresponde a abril/maio do nosso calendário ocidental, e refere-se a celebração  budista que comemora o nascimento, a iluminação e  parinirvana – o nirvana final após a passagem (não se diz “morte”) de Buddha.

A decisão que concordou em celebrar o Vesak como a tríplice homenagem ao Buddha (nascimento, iluminação e parinirvana) foi formalizada na primeira conferência da Sociedade Mundial de Budistas, no Sri Lanka em 1950. A resolução, que foi aprovada na Conferência Mundial, tem a seguinte redação:     “Que esta Conferência da Sociedade Mundial de Budistas, (…) sinceramente solicita aos Chefes de Governo de todos os países em que exista um número grande ou pequeno de budistas, a iniciativa de tomar medidas para tornar o dia de lua cheia no mês de Maio um feriado em homenagem ao Buda, que é universalmente aclamado como um dos maiores benfeitores da Humanidade.” Em 1999, as Nações Unidas resolveram observar internacionalmente o dia de Vesak em sua sede e escritórios.

A celebração do Vesak na Lua Cheia de Maio é uma grande oportunidade de harmonização mundial com a poderosa energia da meditação, que é intencionalmente e especialmente dedicada nesse período. Praticantes oferecem incensos, oferendas, alimentos, flores e boas vibrações perante o altar de Buddha, em nome da paz mundial e em benefício de todos os seres. Tradicionalmente, vestem-se de branco nessa celebração.

Celebraremos o Vesak no dia 09/05, após nossa meditação semanal. Solicitamos que cada praticante traga um alimento ou bebida para ser compartilhado no lanche de confraternização. Todos estão convidados!

Gustavo Mokusen.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s