O SINO DA IMPERMANÊNCIA

O artista  plástico e escultor Geraldo Cézanne presenteou o Centro Zen Flor de Lótus com um maravilhoso sino de madeira “Han”, o chamado sino da impermanência, na cor vermelha na foto abaixo.

img_0209Este sino de madeira é usado nos templos do Zen Budismo para convocar a assembléia de monges e praticantes para as sessões de zazen, além de anunciar o início e o término do grande silêncio (período entre o fim de um dia e o início do próximo). Assim, é o sino que simboliza o passar incessante do tempo, pois na medida em que vai sendo usado ao longo dos anos, as batidas do martelo vão desgastando o próprio sino, um sinal da impermanência de todas as coisas.

img_0211Tradicionalmente, na face do sino onde o martelo será batido é escrita a seguinte citação:

“A questão da vida e da morte é a mais importante de todas. Tudo é impermanente e o tempo passa rapidamente. Não desperdice sua vida em vão.”

img_0205Os dizeres foram entalhados na madeira nobre do sino, bem como a logo do Centro Zen, resultando em um trabalho artístico magnífico. Agradecemos profundamente a generosa doação do artista Geraldo Cézanne, e convidamos todos para que  conheçam esse artista mineiro e suas obras. Uma simples pesquisa no Google com seu nome irá mostrar várias peças e obras.

Ainda, o texto estudado no último encontro do Grupo de Estudos Budistas, dia 27/09, pode ser obtido aqui: mn-109-grande-discurso-da-lua-cheia

Gustavo Mokusen

NOVA LOGO OFICIAL

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s