A prática da meditação

A prática da meditação sentada é o verdadeiro caminho budista para a experiência direta da natureza da realidade; por meio dela, todos os filtros mentais e condicionamentos psicológicos que adquirimos ao longo do tempo vão, naturalmente, dando lugar a uma vivência mais equilibrada do que se apresenta no momento imediato, no presente bem à nossa frente. Usando a postura corporal equilibrada, a respiração tranquila e profunda, a mente alcança um estado interior chamado de equanimidade, sem cair nos extremos do apego e da aversão. A atenção plena colocada cuidadosamente tanto nos fenômenos (dharmas) internos quanto nos externos é o sustentáculo e o combustível da prática. Não reprimimos e nem nos apegamos a nada em particular, e por meio desse estado de atenção plena difusa em tudo o que ocorre ao redor vamos atualizando nossa existência dentro da própria realidade.

????????????????????????????????????

É claro que a prática da meditação, como qualquer outra prática, exige um treinamento, uma constância e certa dose de energia aplicada. É um erro básico supor que não devemos nos dedicar a ela com metodologia e disciplina. Embora o estado interior chamado de equanimidade – ou paz de espírito – seja um atributo da nossa própria natureza humana, ele deve ser constantemente cultivado para que possa ser acessado e experimentado. A forma correta de desenvolver a equanimidade é a meditação sentada.

Realizaremos nosso retiro de inverno na Serra do Cipó, no final de semana dos dias 22 a 24 de julho, e um retiro é sempre uma oportunidade rara para o treinamento e desenvolvimento da prática da meditação sentada. As inscrições estão abertas e todos estão convidados. Para participar, envie um email para:

contato@centrozenflordelotus.org

Gustavo Mokusen.

NOVA LOGO OFICIAL

Anúncios

Uma consideração sobre “A prática da meditação”

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s