Análise das Quatro Verdades

No último sábado o GEB (Gupo de Estudos Budistas) se reuniu para aprofundar o estudo das Quatro Nobres Verdades, que foram proclamadas no primeiro discurso do Buddha após sua suprema Iluminação. Para isso, estudamos o Sutra 141 do Majjhima Nikaya, do Cânone Páli, intitulado “Análise das Verdades”.

IMG_9920

Abaixo, um pequeno extrato do discurso estudado:

E o que, amigos, é a nobre verdade do sofrimento? O nascimento é sofrimento; o envelhecimento é sofrimento; a morte é sofrimento; tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero são sofrimento; não obter o que se deseja é sofrimento; em resumo, os cinco agregados influenciados pelo apego são sofrimento.

E o que, amigos, é a nobre verdade da origem do sofrimento? É a ânsia, que conduz a uma renovada existência, acompanhado pela cobiça e pelo prazer, buscando o prazer aqui e ali; isto é, a ânsia pelos prazeres sensuais, a ânsia por ser/existir, a ânsia por não ser/existir. A isto se denomina a nobre verdade da origem do sofrimento.

E o que, amigos, é a nobre verdade da cessação do sofrimento? É o desaparecimento e cessação, abrir mão, descartar, libertar-se, despegar da mesma ânsia. A isto se denomina a nobre verdade da cessação do sofrimento.

E o que, amigos, é a nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento? É exatamente este Nobre Caminho Óctuplo; isto é, visão correta, intenção correta, fala correta, ação correta, meio de vida correto, esforço correto, atenção plena correta e concentração correta.”

Aqui o Sutra 141 pode ser lido na íntegra: Majjhima Nikaya 141 – As quatro nobres verdades

IMG_9922

A próxima atividade do Centro Zen Flor de Lótus será nosso Retiro, que ocorrerá no final de semana dos dias 27 a 29/11, na Serra do Cipó. Ainda existem algumas vagas disponíveis.

Gustavo Mokusen.

logo dourada

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s