Pensar além do pensamento

No dia 27 de junho o Grupo de Estudos Budistas (GEB) do Centro Zen Flor de Lótus se reuniu para o estudo do Fukanzazengi, texto clássico de Mestre Dogen sobre a prática da meditação. Um dos trechos deste texto que aprofundamos foi o seguinte:

“(…) Então, sentado imovelmente no estado de montanha, “pense sobre o concreto estado além do pensamento”. “Como o estado além do pensamento pode ser pensado?” “Isto é diferente do pensamento” (…)”

1De fato, a prática do Zazen (meditação) é a suprema realização do ensinamento correto, e vai além da mera racionalidade e da linguagem verbal. Assim, o “concreto estado além do pensamento” pode ser plenamente vivenciado e experimentado, com corpo e mente “lançados fora”, isto é, livre de apegos ou obstruções. Nem tocar, nem afastar; realizando a plenitude da existência instante após instante.

Em breve publicaremos a programação do mês de Julho, mas já adiantamos que o RODA ZEN deste mês irá ocorrer no domingo dia 12/07, e vai abordar justamente a questão da prática que vai além da linguagem. As inscrições já podem ser feitas no email:

contato@centrozenflordelotus.org

Gustavo Mokusen.

logo dourada

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s