A felicidade é agora – CZFL

Na noite do dia 03/03/2015 o Centro Zen Flor de Lótus (CZFL) recebeu a visita do Abade do Templo Zen das Alterosas, Mokugen Roshi, e do monge japonês visitante, Itsudo San. Após a prática da meditação sentada – Zazen – Mokugen Roshi fez uma excelente palestra de Dharma, expondo temas como a felicidade e a realização da prática em nossas vidas cotidianas.

Mokugen Roshi, à esq, e o monge japonês Itsudo San.
Mokugen Roshi (à esq.) proferindo uma palestra do Dharma, e o monge japonês Itsudo San.

 “A felicidade é agora; é beber o chá, é ouvir o sino que toca, é conviver em paz com nossa vida”, expôs Mokugen Roshi. Ele também explicou alguns pontos fundamentais da prática Zen, como o surgimento de emoções como a raiva e a sabedoria de lidar com as ilusões que sempre aparecerão em nosso caminho: “Estamos vivos, e por isso é impossível dizer que nunca haverá alguma ilusão – dentro das ilusões há iluminação, e dentro da iluminação há ilusões”.

???????????????????????????????

Os praticantes ouviram atentamente a proveitosa exposição. Após, o monge japonês Itsudo San fez uso da palavra, com tradução simultânea do japonês feita por Mokugen Roshi. Uma questão muito pertinente foi colocada por ele, a da importância de aproximar as crianças da prática do Zazen e de como seria possível fazer isso. Ao final, ele fez um pedido especial para que todos nós refletíssemos nesse ponto com profundidade.

4

Fechamos o encontro com a tradicional confraternização, bebendo chá e provando delícias mineiras. Foi assim, em clima de muita harmonia que o segundo encontro de meditação do CZFL ocorreu. Certamente foi possível experimentar a prática da mente serena que realiza a felicidade em cada pedaço do agora.

3

Confira as próximas atividades do CZFL em nosso site: www.centrozenflordelotus.org

Todos são bem-vindos!

Gustavo Mokusen.

logo dourada

Anúncios

Uma consideração sobre “A felicidade é agora – CZFL”

  1. Salve Gustavo!! Parabéns pelo evento! É uma integração bacana com o templo daqui de BH e tb com o zen japonês. E o espaço tá muito lindo! Gde abraço!!

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s