Um dia consciente em 9 pontos

Nada melhor do que começar o ano novo com novos projetos  de crescimento. Que tal experimentarmos o roteiro para um dia consciente em 9 pontos?

aq

1. Meditação pela manhã

Acordamos e vamos para o treinamento na calma da meditação: parar, relaxar e tornar-se receptivo a influências superiores. É a decisão consciente interior de começar o dia com harmonia e alinhamento com nossas forças positivas.

2. Qual a prioridade de hoje?

Não sair de casa, pela manhã, sem definir o que é mais importante nesse dia. É um direcionamento intencional logo no começo da jornada.

sed

3. Disposição consciente de não alimentar emoções negativas

Nas primeiras dificuldades que encontramos é onde justamente podemos encontrar o momento da superação. Embora nossos padrões repetitivos possam trazer uma tendência a parar e desistir, é nesse momento que a Graça entra em nossa vida para animá-la, assim como a respiração, que intervém e é imprescindível no processo digestivo interior. Devemos aproveitar essa oportunidade como uma onda favorável para “surfar” o dia. A disposição que tivermos nesse momento nos acompanhará até a noite.

4. Verificar e atender às necessidades de manutenção

O ponto ou número quatro rege o ritmo da Terra, a administração das coisas materiais, portanto, a manutenção da vida.
É preciso discernimento na gestão da vida, pois muitas coisas são simplesmente inadiáveis — sob pena da não continuidade da própria vida. Tais atividades, como alimentação e higiene, e tudo aquilo que precisa de atenção constante, não se podem deixar acumular. Determinam o ritmo.
Não podemos comer dez refeições hoje e só voltar a comer daqui a dez dias. Não adianta tomar três banhos seguidos. E assim também são atividades como aulas e exercícios, que só funcionam com constância, persistência e repetição.

Olho

5. Uma ação anti-entropia por dia

O ponto cinco corresponde à nota Sol, a estrela do nosso Sistema Solar. Traz um tipo de tempo que obedece o ritmo planetário. Se no ponto 4 tratamos de “emprego” como manutenção, no 5 somos “empreendedores” e tudo que fazemos deve ter um direcionamento particular. Isto porque aqui sentimos a própria ação da entropia universal: forte, constante e automática, com a tendência de instalar o caos e a desordem. Portanto, o trabalho central do ponto 5 é realizar uma atividade anti-entropia: fazer tudo que possa criar ordem e significado. É o ponto verdadeiramente central do dia. A nossa energia deve assim estar ligada a valores e metas (pontos 7 e 8) que nos puxem para a frente e para cima, além da simples sobrevivência do corpo.

6. Um dia, um avanço

O ponto 6 é aquele momento que exige escolha, compromisso e responsabilidade. Na verdade, está sempre presente em cada instante da vida. O livre-arbítrio humano é exercido a cada fração de segundo, seja conscientemente ou por omissão. Enfim, decidindo ou não, querendo ou não, somos responsáveis, não apenas pela forma com que recebemos as influências e expressões externas, como também pela influência que semeamos no mundo.
Proponha-se a cada dia “matar” uma tarefa enfadonha ou difícil, que vinha adiando. No final de um ano poderá ter “matado” 365 dessas tarefas, além de estar fortalecendo a Vontade.

7. Eu sou aquilo que sou

Um arquétipo do que somos — ou imaginamos ou queremos ser — molda constantemente o nosso ser. Observe a si mesmo, sempre e em todo o lugar. Depois, esqueça-se. Este é um exercício de lembrança de si. Existimos, fazemos parte do o universo.
Também, conforme nossas metas de curto e médio prazos, podemos fazer visualizações positivas que ajudem o processo de autotransformação neste momento.

ESP

8. Filme do dia à noite

À noite, antes de dormir, revemos, como num filme, o dia que passou.
É o momento da constatação. Se possível, fazemos uma espécie de meditação deitada. Sem ansiedade ou julgamento, simplesmente adormecemos facilmente ao ver as imagens que se sucedem do dia que acabamos de viver.

9. Sono

Este dia acabou, e aceitamos isso tão tranquilamente quanto o Sol que mergulha sonolento no horizonte, a cada entardecer. Mais uma etapa foi cumprida, bem ou mal, e precisamos nos entregar por completo sono e ao descanso para que as forças do universo se refaçam em nós.

Gustavo Mokusen.

Anúncios

2 comentários em “Um dia consciente em 9 pontos”

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s