1000 desenhos e 1000 tretas

Marcelo Cândido é um jovem ilustrador de apenas 2o anos de idade, mas de futuro promissor; recentemente inaugurou uma página no Facebook intitulada “1000 desenhos e 1000 tretas” e já coleciona mais de 2000 curtidas em apenas alguns meses.

Sua ilustração mais recentemente postada trata de uma questão fundamental do caminho Budista: a impermanência.

marcelo

O tema é central, tanto na filosofia ocidental quanto na milenar doutrina oriental : a velha questão entre conhecimento e o processo da sua obtenção, sob o prisma da constante impermanência a que estamos submetidos.

Sem dúvida, o toque artístico dá uma leveza sutil à gravidade da questão, sem diminuir seu foco ou sua intensidade. Fica sustentada, então, a pergunta: o que se pode conhecer no seio da realidade impermanente?

Outro trabalho dele que achei interessante tem a ver com um ponto que, inclusive, trespassa o núcleo da questão anterior sobre o conhecimento: a linguagem e os jogos de linguagem:

mar2

A “lógica da comunicação” revela o drama de se apegar ao conteúdo e à forma da linguagem partindo do pressuposto de perspectivas relativas que são compartilhadas como se fossem absolutas. A catástrofe é iminente… Ou não!

Finalmente gostaria de apresentar uma ilustração de uma série que achei fantástica: a realidade sob o ponto de vista invertido nas relações entre sujeito e objeto.

cigarro

No começo pensei que era somente um sonho ruim… Mas não tenho mais certeza disso.”

Com certeza, um exercício interessante de ressignificação: olhar invertido nas nossas relações com o mundo.

Não tenho dúvidas de que a pegada do Marcelo é uma veia artística voltada para temas de reflexão filosófica e com boa dose de autoconhecimento. Além da qualidade e da criatividade evidente em seus trabalhos como ilustrador, há também um conteúdo forte em sua expressão. Confesso que fiquei orgulhoso do meu sobrinho e afilhado, que mereceu esse post no ALD!

Sua página no Facebook pode ser visitada aqui

Gustavo Mokusen.

Anúncios

3 opiniões sobre “1000 desenhos e 1000 tretas”

  1. Os desenhos do Marcelo não são apenas ilustrações. São reflexões de situações e posicionamentos perante o mundo, além de uma forte crítica aos hábitos e opiniões. Vale a pena conferir o seu trabalho.
    Parabéns Marcelo !!!

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s