Mestre dos Cristais

Foi finalmente numa tarde de sábado, quando estava passando pela estreita rodovia MG-10 que liga a cidade de Lagoa Santa à Conceição do Mato Dentro, e onde sempre tinha visto uma placa grande dizendo “Cristais do Paixão”, que decidi parar ali e entrar para conhecer o lugar. Há mais de 20 anos atrás já tinha visto e revisto a mesma placa, na época em que comecei a frequentar no Parque Nacional da Serra do Cipó, e sempre tive vontade de parar e ver o que tinha ali, mas a vontade de chegar às cachoeiras do parque sempre me fizeram adiar a parada.

Mas hoje posso afirmar: no caminho para a Serra do Cipó, logo depois da cidade de Lagoa Santa, vive um homem sábio que pode ser chamado de Mestre dos Cristais. Wilson Alves Paixão, mais conhecido como “Seu Paixão”, um simpático mineiro com seu típico chapéu de abas largas, tem hoje 87 anos de idade e começou a trabalhar com as pedras aos 15. São mais de 70 anos de experiência, ele conta, afirmando que começou atraído pela curiosidade de aprender sobre os cristais. Bati uma prosa agradabilíssima com ele, aprendi muito sobre cristais que nem conhecia, me impressionei com sua sabedoria colhida da vida e saí de lá com algumas pedras especiais que ele me mostrou de forma inusitada, dizendo em tom sério: “vem aqui, essas pedras eu só mostro para quem tem afinidade com elas”.

IMG_0377

Seu Paixão não interfere na escolha da pedra por uma pessoa. Mostra, fica do lado, faz uns comentários e é só. Quando perguntei “qual cristal seria melhor para equilíbrio de energias?”, ele disse que, na verdade, é a pedra quem escolhe seu dono. Disse que a pessoa deve ficar tranquila e, quando sentir afinidade por algum cristal em especial, é daquela energia que está precisando. Os cristais funcionam como amplificadores de energia, catalisadores e até mesmo como filtros protetores, dentre muitas outras aplicações. Então ele me apresentou a Turmalina Negra, que eu nem conhecia. Trata-se de um poderoso cristal de limpeza que hoje é intensamente pesquisado e utilizado até no Japão, para se ter uma ideia. Eles descobriram que, quando usado nas águas daquelas banheiras quentes, o “ofurô”, a turmalina negra limpa e mantém a água energeticamente estabilizada para vários banhos sucessivos, sem necessidade de trocar a água. Por isso ela também é muito usada em aquários. As pesquisas com esse cristal mostram que ocorre uma atividade eletromagnética intensa e constante em sua estrutura atômica, uma espécie de filtro ativo. Mas o conhecimento das propriedades da Turmalina Negra é muito mais antigo que o da Ciência. Ligada ao chacra básico do ser humano, essa pedra também nos protege espiritualmente, atuando como um escudo energético.

O Mestre me mostrou várias outras pedras, algumas conhecidas e outras que eu nunca tinha visto: água marinha, cristal rosa, esmeralda verde, olho de tigre, lindas ametistas roxas, madeira petrificada e inúmeras qualidades de quartzo. Inclusive uma raríssima combinação de quartzo turmalinizado, ou seja, quartzo transparente com pedaços de turmalina negra dentro, formando uma combinação poderosa.

Cristal Turmalinado_03

Tanto conhecimento tem explicação: Seu Paixão nasceu em Corinto, cidade mineira fonte de vários tipos de cristais. Disse-me que já formou mais de 100 especialistas em pedras, de grandes joalheiros a comerciantes e exportadores. Contou-me também que todos os grandes nomes do ramo em Belo Horizonte já tiveram ou ainda tem contato com ele. Mas adverte: hoje tem muita gente inescrupulosa que vende falsos cristais, até mesmo alguns fabricados na China, que aparentemente são perfeitamente lapidados, mas que não passam de cópia.

Perguntei a ele: “o que o senhor diria para as pessoas sobre o poder dos cristais?”. Resposta: “quando uma pessoa vem aqui procurar alguma coisa, ela já traz dentro de si o princípio daquilo que ela quer encontrar”.

IMG_0378

Deixei a loja do Seu Paixão carregado de boas energias. Ali, trabalhando em um silêncio quase monástico, praticando a simpatia com todos e compartilhando o conhecimento acumulado na longa jornada das pedras, vive um autêntico Mestre. Prometi a ele que escreveria sobre sua história e seu ensinamento, e aqui estou prestando minhas reverências em homenagem a esse homem de mente aquilatada que entrega ao mundo coisas raras e lapidadas com cuidado.

Gustavo Mokusen.

Como chegar no Cristais do Paixão: siga pela MG-10, atravesse o centro comercial de Lagoa Santa, siga em direção à Serra do Cipó. Depois de atravessar o bairro Vila Maria (um dos últimos de Lagoa Santa em direção ao Parque Nacional), você irá passar a entrada para a Gruta da Lapinha. Prossiga em frente e comece a olhar para o lado esquerdo da estrada. Um pouco antes da ponte sobre o Rio das Velhas você verá a placa, também do lado esquerdo. Do centro comercial de Lagoa Santa até lá são cerca de 10 km.

sed

Anúncios

4 opiniões sobre “Mestre dos Cristais”

  1. Parabéns Gustavo pela matéria. “Seu Wilson” como eu o chamo é um amigo do coração. Sua curiosidade em conhecer o cantinho dele lhe proporcionou a descoberta do caminho dos cristais e pedras e também o prazer de conhecer e prosear com alguém de alma pura.

    Curtir

  2. Legal de mais! No curso de Geografia onde estudo existem pessoas que trabalham com minerais de maneira energética também!

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s