5 minutos de Yoga

A fala e o exemplo de um mestre da Yoga, Professor Hermógenes, pioneiro no Brasil em ensinar e difundir essa milenar prática oriental, hoje com 93 anos de idade.

Uma declaração profundíssima sobre a questão do sofrimento na existência humana, e seu raio de alcance indiscriminado sobre todos nós. Ao mesmo tempo, a revelação da oportunidade que se apresenta por detrás das provações a que somos submetidos – a chance da libertação. Uma constatação que, inclusive, dissolve qualquer perspectiva pessimista que poderia ser instalada a partir da verificação da existência do sofrimento em nossas vidas; tal como pode ser encontrado também nos textos budistas primitivos, a compreensão da verdade sobre o sofrer é utilizada para alavancar uma postura positiva no mundo em que vivemos.

Muito além das posições do corpo físico, a Yoga, assim como a meditação Zen, pode ser constantemente praticada, para exercitarmos sempre a visão limpa e desobstruída sobre a realidade e sobre nós mesmos. Pois se não o fizermos agora mesmo e no exato lugar que ocupamos no Universo, então quando traremos luz sobre o caminho que percorremos?

Gustavo Mokusen.

Anúncios

Uma opinião sobre “5 minutos de Yoga”

  1. O Hermógenes é ótimo! Vi palestras dele no Rio e, num dia perdido, me encontrei com ele caminhando pelo Aterro do Flamengo. Cumprimentá-lo e ver seu sorriso radiante me cumprimentando de volta foi singular e muito marcante. É uma pessoa especial, e sempre pregou a yoga dessa forma, como uma atividade integral, e não só do corpo.

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s