Observação de si mesmo

O exercício da consciência de si mesmo é uma alavanca para um estado mais desperto, menos dormente. A consciência de estar consciente é uma espécie de observação do reflexo da realidade no espelho mental. É olhar para esse espelho e ver o que ali se encontra. Isso só é possível quando a própria atenção plena está em funcionamento. O ato de ver é o ato de constatar – o que é assim como é.

d

Este estado mental é experimentado quando se pratica, por exemplo, a meditação sentada. Nela, não estamos interessados em entender, analisar ou explicar a realidade, mas sim de vê-la tal como se apresenta. Assim como um espelho simplesmente reflete o que é posto à sua frente, assim também exercitamos o olhar direto para a realidade sem interferir com ela, sem procurar alterá-la. Se uma maçã vermelha aparece, constatamos a maçã vermelha. Se ela desaparece, constatamos seu desaparecimento. Sem apego ou obstrução.

As ocorrências mentais, todas elas, aparecem e desaparecem. Como nuvens no céu, os pensamentos se formam e logo depois se desagregam. Por que deveríamos nos apegar a eles? Por que deveríamos tentar repelir?

O exercício da consciência de si mesmo é a prática de descansar no espaço fundamental da mente e do espírito, onde nossa percepção é originada e para onde todas as originações são também direcionadas como reflexo consciente daquilo que percebemos. É como ouvir que ouvimos, ver que vimos, sentir que sentimos. Sujeito e objeto se tornam uma contínua realidade auto complementar nesse espaço irradiante.

luz

Não há nenhuma metafísica nisso, assim como não há nenhuma filosofia oculta ou secreta no exercício de observar a si mesmo. Há apenas a esmagadora certeza de testemunhar aquilo que é como é, quer gostemos disso ou não. E nesse movimento há também toda a liberdade alcançada quando não alimentamos mais sofrimento mental e emocional em nossas vidas psíquicas.

Gustavo Mokusen.

Anúncios

2 opiniões sobre “Observação de si mesmo”

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s