Zazen e o céu sem limites

Querer se aproximar do Zen através das ideias e do pensamento é um erro comum. O Zen é experiência pura da realidade, é postura de despertar, é conhecer a si mesmo até, finalmente, esquecer-se de si mesmo.

Ideias e pensamentos são como nuvens no céu. Eles surgem, se movimentam, vivem por um momento e então vão desvanecendo até desaparecer. Tal é o que se constata quando se pratica profundamente o Zazen (meditação sentada). A experiência da impermanência assume importância crucial, aprende-se a olhar para ela com olhos que vão além da forma. Ela não nos assusta mais.

Mas as nuvens passam, e o céu fica. Então há esse pano de fundo, lindo, azul, infinito, sem limites, que não se move e nem está parado, que não é velho nem novo, que não possui direita ou esquerda. É isso, e embora o céu azul seja algo extremamente magnífico e quase místico, quase nem olhamos mais para ele, pois é tão comum e já se instalou tanto em nossas vidas cotidianas que se passa quase despercebido, comum, ordinário.

Mas o céu azul está lá, escancarado, com ou sem nuvens, sempre céu azul ilimitado, vasto, contínuo, infinito em profundidade.

Praticar o Zen através do Zazen é entrar em contato com essa vastidão em nossa própria natureza. Ela já está lá, comum, ordinária, assim como o céu continua céu em um dia com muitas nuvens. Por mais tumultuada que possa ser nossa mente, por mais pensamentos que apareçam nela, sempre haverá essa instância sem limites e magnífica que é nossa natureza mais profunda.

Mas pensar sobre essa experiência é como querer tocar o céu com as mãos, é usar algo limitado para sondar o ilimitado.

Zen é prática de Zazen. Pensamentos chegam, pensamentos passam. Mas o que permanece como pano de fundo para eles?

Gustavo Mokusen.

Anúncios

Uma consideração sobre “Zazen e o céu sem limites”

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s