Escultura musical

Um dos propósitos da viagem que fiz à Indonésia foi encontrar e trazer um instrumento musical raro da família dos “Hang”, chamado Bali Steel Pan. Essa família de instrumentos trabalha com o conceito de escultura musical, que tem implicações interessantes nas práticas de meditação, concentração, harmonização, relaxamento e outras atividades afins.

hang

O Hang foi criado recentemente, em 2001, por uma dupla de suíços visionários que buscavam um instrumento novo para o novo milênio que se inaugurava ali. Basearam-se em anos de pesquisas e testes, e chegaram a um conceito de escultura musical tridimensional, onde o efeito de ressonância harmônica dos sons tem um papel fundamental para quem toca e quem ouve. Basicamente falando, cada Hang possui uma escala predominante e suas respectivas notas harmônicas principais, que quando tocadas potencializam-se em um efeito de construção ressonante. Esse efeito propaga-se mecanicamente, como todo som, e transfere para o ambiente essa ressonância de forma eficiente, uma vez que todos os acordes produzidos são pontos do campo harmônico de uma mesma escala.

hang 2

Atualmente, esses instrumentos são fabricados apenas em alguns poucos países no mundo, e devido à alta demanda é necessário encomendar e esperar por alguns anos sua entrega. Outro caminho é tentar fazer contato direto com um fabricante, quando isso é possível, o que foi minha opção. Após alguns meses pesquisando, descobri que na ilha de Bali existe um artesão que fabrica o Bali Steel Pan, a versão indonésia do Hang suíço. O problema é que ele mora no meio das montanhas, dentro de um templo hinduísta… Seus instrumentos eram revendidos por um site francês, que responderam aos meus emails apenas com um “vá para a região montanhosa de Bangli e procure pela vila de Susut”…

O vídeo abaixo mostra uma primeira composição que fiz e alguns momentos da jornada para encontrar o instrumento, também chamada de espaçonave musical.

“Selamat Jalan” significa “tenha uma boa jornada” em balinês.

Gustavo Mokusen.

Anúncios

4 opiniões sobre “Escultura musical”

  1. Olá Gustavo! Sou estudante de música e gostei muito do que aconteceu ! Bela empreitada ! Eu estou indo para Bali em breve e gostaria de conhecer o fabricante dos hangs ! Vou seguir as dicas que você deixou ! Queria saber de você , quanto custa mais ou menos o instrumento? Sei que os fabricados na Europa tem o valor bem elevado , mas e lá em Bali como é? Eu agradeço e te desejo tudo de melhor ! Curti muito o seu som !

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s