Sobre samurais e gatinhos

samu

De fato, o samurai não tem dúvidas se corta ou não. A famosa síndrome do Piu Piu não passa nem perto da sua mente – “Eu acho que eu vi um gatinho…” “Será que eu vi um gatinho?”…

Wittgenstein escreveu: “Não pense, pule”. E fecha seu Tractatus da seguinte forma: “sobre o que não se pode falar, deve-se calar”. Com isso expressou claramente os limites do seu trabalho. Sua forma enérgica, objetiva e clara de filosofar ficou bem conhecida, e ele mesmo declara, na abertura da sua obra de estreia que “acredito ter resolvido de uma vez por todas as questões a que me propus trabalhar, e também ter banido de vez do campo da filosofia aquelas que não podem ser resolvidas”. É claro que anos mais tarde ele volta atrás e revê alguns pontos cegos do Tractatus, mas o fato é que ele, naquele momento da publicação, não possuía dúvidas sobre o que estava fazendo. E convenceu metade do mundo disso, até ele mesmo declarar no futuro que havia sim falhas que ainda deveriam ser resolvidas.

Buddha declarou quando decidiu sentar embaixo da árvore de Bodhi: “não me levantarei daqui até que realize a Iluminação, meus ossos podem se quebrar, meu sangue diluir e minha carne apodrecer, mas daqui eu não me levantarei”. Depois de oito dias sentado exclamou: “eu e todos os seres senscientes alcançamos juntos a Iluminação Suprema”. Da mesma forma, nenhuma dúvida aí. Piu Piu nem de longe. É essa força de decisão, sem conflitos, que nos faz avançar, superar limites e chegar a novos horizontes.

Tem outra citação que gosto muito: “e não sabendo que era impossível, então ele foi até lá e o fez”. OK, essa é ligeiramente diferente, mas vai ao mesmo ponto nevrálgico: geralmente nossos limites são frutos das nossas próprias conformações mentais.

Tudo bem, a dúvida é uma emoção como outra qualquer e pode às vezes emergir na cabeça. Tudo bem, você pode sacar sua espada de samurai e então cortar o Piu Piu em dois, assim não restará dúvidas da sua firmeza de manejo da espada, e será assim merecedor dos cumprimentos marciais. Mas cortar o Piu Piu em um só, aí sim, serás digno de uma profunda reverência.

Gustavo Mokusen.

Deixe seu comentário

