Coaching: perguntas e respostas

– O que é o Coaching Pessoal e para quê serve?

R: O Coaching Pessoal se baseia num processo de desenvolvimento individual focalizado em uma situação ou em aspectos específicos a serem trabalhados pelo Coachee em sua vida, através da ajuda do seu Coach. Por exemplo, se você quer trabalhar sua segurança pessoal, suas relações interpessoais ou algum aspecto específico da sua personalidade em que sinta dificuldades, é possível realizar isso através do Coaching. Ou então, pode ser aplicado para administrar e encontrar soluções para alguma situação específica vivida no trabalho, na família ou, ainda, como suporte para alcançar metas e objetivos para os quais você sinta necessidade de uma ajuda.

No processo de coaching serão então mapeadas habilidades e competências a serem trabalhadas, melhoradas e aperfeiçoadas, bem como metas a serem alcançadas de acordo com a demanda estipulada. Depois então é traçado um plano de ação para que os objetivos sejam realizados.

Em última análise, o coaching é um processo de organização e alinhamento entre percepções, ações e metas. É um acompanhamento personalizado e ajustado de acordo com cada demanda pessoal, e gera autoconhecimento e desenvolvimento para quem o realiza, possibilitando a transposição de uma situação existente para outra desejada.

– Qual é a metodologia utilizada?

R: Normalmente é realizado um encontro presencial semanal, de uma a uma hora e meia de duração, além do uso de outros meios de comunicação, como internet. Basicamente o método é composto de 4 fases. Na primeira fase, é delimitada a demanda e mapeadas habilidades e competências já existentes, e também aquelas necessárias para atender aos objetivos. Na segunda fase, o plano de ação é traçado de acordo com a realidade existente e direcionado aos objetivos previamente estabelecidos. Na terceira fase o plano de ação é aplicado. Na quarta fase são realizados ajustes de acordo com os feed backs de todo o processo. Essa é uma visão geral.

– Quanto tempo dura?

R: Normalmente o processo dura, em média, de 10 a 14 sessões para um conjunto de metas alinhadas entre si, ou seja, uma média de 3 meses. Mas dependendo do caso esse tempo pode ser maior ou menor. As metas devem ser alinhadas entre si por que, caso estejam desalinhadas e exista conflito entre elas, os objetivos não serão atingidos satisfatoriamente.

– Não entendi o que significa “metas desalinhadas”.

R: Por exemplo, uma pessoa procurou o Coaching e tinha dois objetivos iniciais: queria ser aprovado em um concurso público de elevado nível de exigência e, ao mesmo tempo, realizar uma transição profissional entre a área que atuava e outra distinta para, caso não fosse aprovado no concurso, ter melhoras na situação profissional. Entretanto, uma meta competia com a outra em tempo, energia e foco de dedicação, e assim foi necessário eleger apenas uma delas, no caso a do concurso.

– Como foi possível aplicar o Coaching no caso do concurso público?

R: Nesse caso foi organizado um método de estudo e preparação mais eficiente para os exames, além de ter sido trabalhado a oratória e a ansiedade de falar em público, uma vez que havia prova oral no concurso.

– Eu preciso ter um objetivo claro para fazer Coaching?

R: A princípio, sim. Mas também pode ser que sua meta seja justamente organizar e identificar objetivos em sua vida pessoal, a fim de obter crescimento e desenvolvimento.

– E se eu quiser continuar o Coaching por mais tempo que o previsto?

R: Em alguns casos o acompanhamento do tipo “Mentoring” é possível, e este se caracteriza como uma tutoria em algumas áreas específicas, com tempo de duração mais prolongado. Mas é um processo diferente do Coaching.

– O Coaching é uma terapia clínica?

R: Não. Embora muitos aspectos da personalidade sejam trabalhados, como autoestima, segurança pessoal, habilidades relacionais, ansiedade, assertividade e outros, o Coaching Pessoal não trata de casos clínicos médicos ou psicológicos específicos onde a intervenção de um profissional da área seja necessária, como um Médico Psiquiatra, por exemplo.

Gustavo Mokusen.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s