Nada a esperar, nada a temer

Quando a mente deixa de procurar por qualquer coisa mais, qualquer acréscimo ou qualquer tipo de aquisição no vir a ser da sua existência, assim como deixa para trás o medo da perda e da dor e assim simplesmente sincroniza-se com a esmagadora realidade do momento presente, então dizemos que essa mente é a mente completa, saciada, pacificada.

Esse estado pacificado, iluminado, não é algo a ser alcançado, a ser obtido, pois isso não seria mais que outra tentativa de ganhar alguma coisa; tampouco é uma fuga do real, do concreto, da vida e de suas complexas demandas que se nos apresentam, pois a fuga é a reatividade operante do medo.

Essa consciência iluminada já é parte da natureza da mente humana; digamos assim, é uma instância do espectro da consciência que se torna acessível quando ativada, o que remete à antiga afirmação de que prática e iluminação são uma só coisa. Essa esplêndida experiência da completa realidade não exclui nada e não percebe a falta de nada, uma vez que tanto o espaço quanto o tempo são completamente experienciados no aqui-agora, o que por si mesmo é sempre perfeitamente onipresente e eterno.

É como se, em meio a pinheiros gigantes ao sol, a mente se tornasse unificada com todos os pinheiros gigantes ao sol e, ao mesmo tempo, as palavras pinheiro, gigante e sol fossem completamente deixadas para trás sem nenhuma identificação ou separação mental, mas com completa experiência dos sentidos.

O portal para essa experiência magnífica, que têm sido estabelecido e transmitido como o método correto para usufruir desse estado perfeitamente equilibrado, é o sentar-se com a coluna ereta.

Sentar-se, apenas sentar-se sem nenhuma intenção de ganho ou perda.

Nada a esperar, nada a temer.

Gustavo Mokusen.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s