Realizando a Realidade

Por Manoel Cândido*

Ninguém deve querer construir ou arquitetar a felicidade sem primeiramente realizar uma reforma dentro de si mesmo. Sabemos bem que a felicidade está no modo de viver do ser humano, com sua família e todos os semelhantes.

Todos nós devemos ter objetivos na vida; neste mundo há lugar para todos. A pessoa que vai mais longe é geralmente aquela que está disposta a fazer a caminhada, construindo e realizando seu próprio futuro.

A Vida oferece milhões de lições, opções, advertências, experiências e oportunidades que nos convidam a buscar meios apropriados para vivermos de forma melhor. Quando um sonho abstrato é transformado por nossa mente e nossas ações em algo concreto, então realizamos o que se chama de felicidade. Se com nossa inteligência colocássemos cada coisa em seu devido lugar, então teríamos assim uma vida melhor e diferente, e nosso caminhar através dos tempos seria mais adequado. Creio que todos nós temos o direito – e quase o dever – de seguir sempre em frente na estrada da Vida. Por este motivo, não podemos exigir nem censurar de ninguém aquilo que nós mesmos não fazemos.

É muito grande o valor e o poder de um sorriso acolhedor e de uma palavra amiga; se você os der de forma sincera a partir de si mesmo, então estará dando um dos mais preciosos presentes que podem ser ofertados. Este dom de dar de si, esta doação, está ao alcance de todas as idades, de todas as inteligências e de todas as bolsas, porque quanto mais você dá mais você terá para dar. A meu ver, é nos relacionamentos com a família e a sociedade que estão as chaves do entendimento humano, bem como o preparo das novas gerações.

A vida é construída a cada minuto, e a cada segundo temos a chance de agir e de realizar a realidade; às vezes um pequeno momento pode marcar mais do que anos e anos juntos. Cada instante traz dentro de si toda a eternidade. Deveríamos agradecer quando nos deparamos com uma dificuldade em nosso caminho, pois isso é um sinal de que estamos vivendo e temos então um desafio e uma possibilidade de transpor um obstáculo através da nossa vontade. É através deste dinamismo que temos a oportunidade de realizarmos nossa própria realidade.

*Manoel Cândido é autor do livro “Trajetória Evolutiva de uma Vida“, que escreveu aos 84 anos de idade e do qual foi extraído este trecho publicado.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s