Como tratar o cliente

Por Márcia Cândido*

O cliente precisa do seu serviço. Ele busca assessoria, quando esta é sua praia. Caso seu propósito seja atender, o cliente busca atendimento. Então, ele o procura para aquilo que é óbvio: ele precisa de algo que você tem. Ele quer trocar bens ou produtos, conhecimento, informações ou busca serviços. Chegar ao final do dia, nem sempre é sinônimo de batalha ganha, pois o day after também será permeado de desafios e riscos.

Oferecer um bom produto, atender bem para conquistar simpatia e confiança, suprir as necessidades do cliente e atraí-lo é uma grande jogada. Atenção no trato, interesse no assunto, ouvir o que ele está falando parece óbvio, mas passamos grande parte de nosso tempo fora do momento presente.

Mal atendemos um cliente e já estamos preocupados com o próximo. Não terminamos uma assessoria e estamos olhando o relógio para encaixar alguém entre um e outro assessorado. Muitas vezes ouvimos, mas em nosso íntimo estamos articulando pensamentos para o que vamos falar em seguida. São as artimanhas do mundo que exigem, cada vez mais, nossa presença e, à reboque, a nossa especialização.

Eis o grande desafio: manter o foco. Cabe lembrar das três perguntas, cujas respostas contemplam toda a sabedoria que precisamos.

1 – Qual é o momento mais importante?

2 – Quem é a pessoa mais importante?

3 – Qual é a coisa mais importante a fazer?

O momento mais importante é o agora. O tempo presente é o que temos, é o tempo que podemos mudar e influenciar. A pessoa que está diante de nós é a pessoa mais importante do momento. É aquele ou aquela com quem estamos. Então, cliente, paciente, aluno, comprador, enfim, seja quem estiver conosco, naquele momento, esta, sim, é a pessoa mais importante. Trate-a com distinção e ela sentirá esta energia fluindo. E a coisa mais importante a fazer? Cuidar, que pode entendido como preocupar-se ou tomar cuidado.

Então, tomar cuidado com aquele que nos procura, tratá-lo como a pessoa mais importante do momento, também vale para o mundo dos negócios. E como vale!

Na paz

Eu espero você para nosso próximo encontro.

*Márcia Cândido é jornalista. Atua prestando assessoria de imprensa e em treinamentos para lidar com a mídia. Especialista em jornais empresariais, vê na comunicação um grande aliado para o sucesso de toda iniciativa.

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