Um coração eterno

“Thích Quảng Ðức (1897 — 11 de Junho de 1963) foi um monge budista que, durante uma manifestação na cidade de Saigon, Vietnã do Sul, contra a política religiosa do governo violento de Ngo Dinh Diem que perseguia inclusive o Budismo, ateou fogo em seu próprio corpo em um processo de auto-imolação em 11 de Junho de 1963.

No Vietnã (que naquela época estava em guerra contra os EUA e parte da Ásia) e posteriormente no mundo todo, ele é considerado um Bodhisattva (um ser iluminado que cuida da salvação de todos os outros), uma vez que mesmo tendo sido queimado e posteriormente re-cremado, seu coração permaneceu intacto. Isso aumentou o impacto de sua morte mundialmente, tornando-o um verdadeiro mártir.

As ações de Thích Quảng Ðức aumentaram a pressão internacional sobre o regime de Diem e fez com que o líder anunciasse reformas para acalmar os Budistas. No entanto, as mudanças prometidas foram implementadas muito lentamente ou nem foram implementadas, resultando numa deterioração na disputa. Com a continuação dos protestos, as Forças Especiais leais ao irmão de Diem, Ngô Ðình Nhu, iniciaram ataques aos pagodes Budistas em toda nação, tomando o ‘coração sagrado’, causando mortes e danos generalizados. Diversos monges Budistas seguiram o exemplo de Thích Quảng Ðức e se auto-imolaram. Eventualmente, um golpe militar derrubou e matou Diem.

A sua auto-imolação é vista como o ponto da virada da crise Budista Vietnamita que culminou na mudança do regime.

Durante seu protesto o monge foi fotografado por Malcolm Browne, e sua foto viria a ser premiada com os prêmios Pulitzer e Foto do Ano da World Press Photo.”

Fonte: Wikipedia

O vídeo abaixo mostra a cena, que foi parcialmente colorida por computador.

O coração eterno de Thích Quảng revela a elevada compaixão que mantem acesa a chama da esperança quando a humanidade atravessa seus períodos mais obscuros de violência, incompreensão, medo e ignorância. Ele nos faz lembrar que sempre haverá uma dimensão que supera todo sofrimento nesta terra.

Gustavo Mokusen.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s