É dando que se recebe

Por Márcia Cândido*

Não é um jogo. É uma lei natural. Você planta e você colhe. Talvez, também, uma lei da física: a lei da ação e reação, que diz que “a toda ação corresponde uma reação, com a mesma intensidade, mesma direção e sentidos contrários”. Mas, se fosse um jogo, a regra seria clara e simples: não faça aos outros, aquilo que não gostaria que fizessem a você.

Nos relacionamentos profissionais, com toda a competitividade, é possível observar esses fundamentos? Claro! Sugerir, ajudar a solucionar problemas e esclarecer dúvidas de colegas faz parte das regrinhas básicas de boa convivência e tais atitudes não comprometem a corrida pela valorização pessoal e a ascensão profissional.  Competitividade não significa concorrência desleal.

Maus profissionais existem em todas as esferas. Os que se acomodam, sem sequer investigar onde podem crescer, existem. Os que agem de má fé, também. Não entre na sintonia que não coaduna com seus interesses profissionais. Os afins se atraem. Pensamos e atraímos, simultaneamente. Bajuladores atraem iguais. Quem engana, mente, trapaceia ou quem vive reclamando atrai quem está na mesma frequência.

Nesses ambientes, lealdade e profissionalismo entram no jogo no momento das substituições, naquele momento de detectar novos e verdadeiros líderes. Onde a comunicação entra? Mantenha o foco. Direção, definição de estratégias e planos de transição estão dentro de uma comunicação que privilegia a eficácia.

Nem sempre é fácil. Os conflitos sempre existirão e a corrida também, mas é possível vencer em ambientes altamente competitivos mantendo a cooperação. Afinal, acredito ser esta a grande prova. Conviver com o outro no ambiente de trabalho é um exercício diário de tolerância, de paciência e de gratidão, afinal, àqueles que nos ajudam, precisamos aprender a ser gratos.

Na paz!

*Márcia Cândido é jornalista. Atua prestando assessoria de imprensa e em treinamentos para lidar com a mídia. Especialista em jornais empresariais, vê na comunicação um grande aliado para o sucesso de toda iniciativa.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s