Seus olhos dizem muito

Por Márcia Cândido*

Lembra-se da história de Chapeuzinho Vermelho? Ela entra na casa da vovó e encontra o lobo mau deitado na cama da velhinha, vestido com as roupas dela, de touquinha e tudo para esconder as orelhas. Mas, a menina que não era boba, percebeu logo que algo não ia bem. E o que traiu o lobo? Seu olhar. “Pra que esses olhos tão grandes?” O seu olhar expressava as verdadeiras intenções naquele momento. Quando Chapeuzinho pergunta pela boca grande, a identidade do lobo já tinha sido revelada.

O corpo também fala e se comunica. Ele emite sinais que não podem ser negligenciados.  A convivência exige alguns cuidados, sobretudo, porque, no dia a dia, estamos lidando com pessoas, que carregam uma gama de sentimentos. Unindo o que falamos – as nossas palavras – com gestos, enviamos mensagens que ficam gravadas na memória do nosso interlocutor.

A regrinha básica número um é: nunca fale com as pessoas olhando de cima para baixo. Quer algo mais irritante que alguém que conversa olhando para seu interlocutor como se estivesse um degrau acima? Estufar o peito, empinar o nariz e outras artimanhas com a face, passa a ideia de que se é superior. Isso gera mal estar durante o diálogo e quebra a sintonia.

Esses gestos não significam força, ao contrário, sinalizam um desconhecimento total de que podemos passar, nesses momentos, uma mensagem de hostilidade ou de desprezo. Mais que olhar, a forma como se olha diz muito sobre nós mesmos. Os olhos são, realmente, espelhos da nossa alma e refletem o que se passa no nosso íntimo. Então, fale olhando nos olhos. Faça contato visual e fortaleça sua comunicação. Sinceridade também se passa pelo olhar.

Até breve!

*Márcia Cândido é jornalista. Atua prestando assessoria de imprensa e em treinamentos para lidar com a mídia. Especialista em jornais empresariais, vê na comunicação um grande aliado para o sucesso de toda iniciativa.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s