Sabotagem

Por Márcia Cândido*

Um dia, é um projeto que precisa ser apresentado. Outra ocasião é um colega que faz aniversário e você fica encarregado das congratulações em nome da turma. O certo é que em algum momento da vida profissional, precisamos falar em público e dar nosso recado. O frio na barriga, a taquicardia, a insegurança são inevitáveis para quem tem receio de falar em público.

Uma boa notícia e uma ruim. A má notícia (relativamente falando) é que você deve aproveitar a oportunidade de se expressar. Mesmo com medo. Pode parecer desconfortável, mas enfrente, ensaie, faça exercícios e tente vencer a primeira barreira. Existem cursos que ajudam a eliminar a timidez, uma reação que muitos desenvolvem ao longo da vida e que pode ser trabalhada. Existem técnicas para aprender a lidar com o medo que, muitas vezes, paralisa.

A boa notícia é que, vencida a primeira barreira, todo o resto flui. Naturalmente. Comunicar é um caminho sem volta. Aprenda com erros. Veja e reveja onde pode melhorar. Erros você vai cometer, com certeza. A partir da primeira experiência, você não deve se sabotar. Encare a situação com leveza e busque aproveitar as oportunidades que se apresentarem. Hoje, a palavra de ordem é comunicar. E quem não vencer as primeiras dificuldades corre o risco de sofrer sabotagem imposta por si mesmo.

E aí vai a dica: se tiver que falar em público não decore texto, seja espontâneo. Naturalmente, algumas situações irão exigir preparo e conhecimento do assunto. Então, prepare-se. Faça anotações para seguir e procure ser leve ao apresentar-se, para chegar ao coração de quem está ouvindo. Quando deixamos a rigidez de lado, atingimos o alvo. Existem momentos em que precisamos ser como bambu: flexíveis.

Até nosso próximo encontro!

*Márcia Cândido é jornalista. Atua prestando assessoria de imprensa e em treinamentos para lidar com a mídia. Especialista em jornais empresariais, vê na comunicação um grande aliado para o sucesso de toda iniciativa.

Anúncios

Uma opinião sobre “Sabotagem”

  1. Pingback: Sabotagem

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s