Luz e sombra

Por Márcia Cândido*

A insistência dos detalhes, a intensidade das cores, a força das pinceladas, a linguagem dos gestos e dos olhares. Caravaggio é esplêndido e suas obras fortes e expressivas. O emprego da luz dá direção ao olhar do observador e o conduz na leitura da cena. Impossível não mergulhar durante a visita às suas obras e a de seus seguidores. É quase hipnótico.

Luz e sombra fascinam o ser humano. São os opostos que seduzem e que não deixam dúvidas quanto à dualidade que aponta, propositalmente, a condição dos seres. “No ato da criação está todo o princípio da dualidade”. Um não existe sem o outro e, ambos, se descortinam diante de nossos olhos. A dualidade sugere, induz, aponta, avassala, amedronta, divide e nos mostra que o mundo é feito de opostos. Luz e sombra dão movimento e vida. O humano e o divino.

Luz e sombra, o sombrio e o claro, yin e yang, desafiando o entendimento dos princípios implícitos e que regem toda e qualquer manifestação: o equilíbrio das forças na natureza. Os opostos se confrontam e se encontram até que o entendimento total desta cumplicidade se faça.

Baseado na aceitação da dualidade, daquilo que vem até nós, daquilo que sentimos e vivemos – seja temporário ou de caráter permanente -, deixe que as coisas sigam seu fluxo, sem qualquer interferência e com sabedoria interior suficiente para não apressar, perigosamente, o processo de entendimento. Sabedoria é aceitar.

            Eu fico por aqui. Até nosso próximo encontro.

*Márcia Cândido é jornalista. Atua prestando assessoria de imprensa e em treinamentos para lidar com a mídia. Especialista em jornais empresariais, vê na comunicação um grande aliado para o sucesso de toda iniciativa.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s