Alguns projetos não emplacam

Por Márcia Cândido

A ideia chega assim, do nada. Você está conversando com alguém, ou está num shopping, batendo papo numa praça, almoçando com amigo ou caminhando e, lá no fundo, brilha aquela luzinha. Uma espécie de intuição. Vai crescendo, tomando forma e um dia você acredita que pode adaptar a ideia à sua vida, ao seu trabalho e transformar tudo. Outras vezes, a inspiração surge por imposição do trabalho, quando você recebe a tarefa de desenvolver algo novo em seu setor.

E você se senta, coloca tudo no papel, faz reuniões e reuniões para transportar do abstrato para o concreto, discute o tema, tentando não perder o foco: “em negócios, ser o primeiro é importante”, mas … nada acontece. A ideia morre na praia. Fica arquivada em meio a tantas outras coisas, que um dia você achou que valiam a pena ser implementadas.

Porque será que alguns projetos não saem da gaveta?

Evidentemente, entram em pauta as questões logísticas, humanas e financeiras. Mas é importante que você considere outro elemento: estamos lidando, sobretudo, com pessoas e, muitas vezes, elas ainda não estão prontas o suficiente para fazer com que aquela iniciativa siga de vento em popa. Para elas, o momento ainda não é aquele.

É preciso tempo. Tempo para que as coisas e, sobretudo, as pessoas amadureçam, para que elas entendam seu verdadeiro papel no processo. É aquela velha história: dar tempo ao tempo. Existe o tempo certo pra tudo. Tempo para plantar e para colher. E o tempo é uma dimensão que precisamos respeitar.

Eu fico por aqui. Até nosso próximo encontro.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s