Gerenciando crises de imagem

Por Márcia Cândido

Você errou e o erro assumiu proporções gigantescas, o bastante para comprometer sua imagem ou do seu negócio. Você está em crise e sabe que algo precisa ser feito. Gerenciar uma crise na empresa, instituição, no seu negócio ou na vida pessoal, não é fácil. Além das técnicas e estratégias específicas de comunicação, entram em cena o senso crítico para avaliar a situação, sem emoções e, só então, definir rumos.

Saber onde o erro ocorreu, porque aconteceu e o que pode ser feito para minimizar seu impacto é analisar a situação com maturidade. Também sinaliza vontade de melhorar e crescer, profissional e pessoalmente.

Tudo isto, é certo, exige calma e ponderação para a tomada de decições imediatas. Exige, ainda, capacidade de olhar, ver e analisar nas entrelinhas. Sobretudo, exige humildade para reconhecer a falta. Reconhecer que errou pode ser difícil para muita gente, mas é necessário. Errar faz parte da natureza humana. Muitas vezes, nos recusamos a assumir falhas e nos debatemos para vencer o caos, acreditando ser esta a melhor conduta para sair da ‘saia justa’, sem arranhões.

Humildade. É preciso fazer uso desta virtude para admitir falhas e fazer do momento de caos um aprendizado. O desenlace pode não ser o melhor, mas você terá dado um passo para seguir adiante.

Até o próximo encontro!

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s