A competitividade é saudável, mas…

Por Márcia Cândido

“Toda vez que tentava meditar, um monge era incomodado por uma aranha.

– Sempre que medito, aparece esta aranha e não consigo me livrar dela…”

***

Vivi uma experiência muito semelhante à representada nos quadrinhos do recente post aqui do ALD A aranha e o monge. À época da minha experiência, recebi uma lição que se encaixou, como uma luva, na minha vida profissional.

Participando de um sesshin (retiro de meditação zen budista), fui acometida por um medo, sem explicações, de um louva-a-Deus que tinha entrado, ao final da tarde, no zendô – local onde nos reuníamos para meditar.

Projetada na parede à minha frente, refletida à luz das velas, na altura dos meus olhos semicerrados, a sombra do inseto parecia fazer do bicho um animal muito maior que ele realmente era. Como o monge dos quadrinhos, também não conseguia concentrar. Tinha medo de que o louva-a-Deus, em sua rota incerta, me atingisse. Eu não relaxava.

Ao final da meditação, procurei Mokusen San e, com a voz bem baixa para não burlar a regra (tinha sido comunicado que, a partir daquele momento, vigorava o silêncio) e pedi ajuda:

– Por favor, poderia me ajudar a tirar esse louva-a-Deus daqui? Amanhã, de madrugada, quando nos reunirmos, novamente, sei que estará por aí e não vou conseguir concentrar.

Então, veio a lição:

– Porque tirá-lo? Ele tem todo o direito de estar aqui. Tanto quanto você.

Fiquei sem resposta.

E Mokusen San finalizou:

– Deixe ele aí. Talvez ele também tenha vindo buscar iluminação.

Foi uma lição e tanto. Grande sesshin! São experiências que adquirimos para a vida toda.

Foi, então, que compreendi que podemos dividir o mesmo espaço, sobretudo, no campo profissional, com todos. Afinal, todos têm o direito de buscar o sucesso, almejar a felicidade e garantir seu bem-estar. A competitividade é saudável, mas “precisamos ir além de nós mesmos”.

Eu fico por aqui. Até nosso próximo encontro.

Deixe seu comentário

