Como anda seu equilíbrio emocional?

É reconhecido que o bem estar coletivo está intimamente interligado com o equilíbrio emocional individual, posto que uma pessoa emocionalmente equilibrada atua como agente multiplicador de sua qualidade emocional no ambiente em que vive. Gostaria de apresentar alguns dos principais indicadores, habilidades e competências de uma vida emocionalmente equilibrada:

Autoconsciência: é sua capacidade de observar-se e reconhecer os próprios sentimentos, emoções, pensamentos e reações com fidedignidade, sem aumentar ou diminuir; dar-se conta de suas ações e conhecer as conseqüências delas; saber se uma ação está sendo governada por pensamento, emoção ou sentimento.

Flexibilidade emocional: é a habilidade de monitorar a “conversa consigo mesmo” para compreender o que está por trás de uma emoção e encontrar meios de lidar habilmente com medos e ansiedades, raiva e tristeza.

Regulação do estresse: Realizar exercícios e métodos de relaxamento, principalmente os que envolvem respiração. Uma mudança emocional sempre é acompanhada de uma mudança no ritmo da respiração.

Empatia: inclui o famoso “se colocar no lugar do outro”, compreender seus sentimentos e preocupações e adotar a perspectiva deles; reconhecer as diferenças no modo como as pessoas se sentem em relação a fatos e comportamentos.

Comunicações eficientes: Saber falar efetivamente de sentimentos sem ira ou raiva, tornando-se um bom ouvinte e perguntador; diferenciar entre o que alguém faz ou diz e suas próprias reações ou julgamento a respeito.

Intuição aguçada: Cultivar e estar sensível e aberto para a “voz interior” que nos põe em comunicação direta com as coisas ao redor.

Aceitar a si mesmo: Alegrar-se consigo mesmo e ver-se numa perspectiva positiva; reconhecer suas forças e fraquezas sendo capaz de rir de si mesmo. Compreende também aceitar nossos sentimentos e emoções, porém ser se tornar acomodado com eles quando necessitam de uma mudança.

Responsabilidade pessoal: Assumir responsabilidades e reconhecer as conseqüências de suas decisões e ações, indo até o fim nos compromissos.

Inteligência social: É a habilidade de reconhecer a importância do bem estar coletivo e trabalhar por ela através da prática de bons relacionamentos, deixando de lado o egoísmo e emoções autocentradas.

Solução de conflitos: Deixar de fugir ou de alimentar os conflitos, jogando limpo com outras pessoas na busca de soluções pacíficas, negociando com elas da melhor forma e abandonando os rótulos “vencer” e “perder”.

E aí, quais são seus pontos fortes e fracos, onde você tem mais dificuldade ou facilidade? E o principal: você sabia que todos estes indicadores, habilidades e competências podem ser trabalhados, você sabia que eles podem melhorar? Sim, é como treinar o equilíbrio em uma corda bamba – existem exercícios, técnicas e treinamento específico para melhorar nosso padrão emocional. Não se esqueça que o ser humano é um ser que, por natureza básica, aprende e reaprende.

Envie um email e me conte como anda seu equilíbrio emocional e suas dificuldades: contribuicao@aluzdodia.com

Votos de luz e equilíbrio,

Gustavo Mokusen

Anúncios

Uma opinião sobre “Como anda seu equilíbrio emocional?”

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s