Atenção, ação, administração e autoconhecimento

Eu já apresentei no ALD o sistema A4 de gestão pessoal, que funciona através do método dos 4 “As”: atenção plena, ação não reativa, administração de pontos críticos e autoconhecimento (ou aperfeiçoamento). O A4 é resultado da combinação entre a milenar sabedoria oriental e as técnicas de gestão mais eficientes que existem na atualidade, sendo que ele funciona priorizando o cultivo da mente iluminada, que nada mais é do que a mente equilibrada – chave para o sucesso em qualquer área. Hoje eu gostaria de explicar um pouco mais sobre cada “A” desse instrumento de orientação, dessa bússola de navegação que pode ser considerado o sistema A4.

O primeiro aspecto é a atenção plena. Está no leste da bússola, ponto que representa o local onde nasce o sol para nós, ocidentais. Por atenção plena entenda-se a capacidade de concentração, de focalização no exato momento presente, sem distrações. É a capacidade que nos permite focar nas metas e no que deve ser realizado. É o alinhamento entre mente e corpo necessário para aproveitar ao máximo e com maestria nossas habilidades e competências individuais. Um exercício muito usado para desenvolver a atenção plena pode ser, por exemplo, a meditação baseada nos ritmos respiratórios.

O segundo aspecto é a ação não reativa. Se localiza no ponto sul, que é o ponto que traz vitalidade. É a capacidade de se posicionar adequadamente no mundo. Ação não reativa não significa passividade, veja que a palavra ação significa fazer algo. Só que ao invés de reagir impulsivamente frente às diferentes situações que se apresentam, passamos a agir com clareza de consciência, o que significa clareza de movimentos. Às vezes pode ser um movimento de defesa, outras vezes pode ser um movimento de posicionamento enérgico. O treinamento constante da ação não reativa estimula a manutenção do equilíbrio emocional, dentre outros efeitos positivos.

O terceiro aspecto é administração de pontos críticos. O ponto oeste sempre foi traduzido como a direção que necessita de vigília e cuidados, onde o sol se põe seguido da noite. Sempre existem pontos críticos nas coisas ao redor, nas pessoas, situações e em nós mesmos, pontos de fraqueza que merecem cuidados. O terceiro aspecto é a capacidade de administração desses pontos, para minimizar seus efeitos negativos ou aproveitar a lacuna de um ponto crítico para promover um crescimento qualquer. É a habilidade de não perder a mente equilibrada nos pontos críticos.

O quarto aspecto é aperfeiçoamento pela prática, o autoconhecimento. É nosso norte, nossa direção guia. Uma característica da mente equilibrada é justamente se manter equilibrada através da aplicação prática de suas qualidades; isso se chama aperfeiçoamento constante. Os pontos fortes são cada vez mais aprimorados, os pontos críticos vão sendo transmutados. O uso das habilidades e competências naturais sustenta, então, a realização do caminho aspirado. Aperfeiçoamento gera autoconhecimento, autoconhecimento gera aperfeiçoamento.

Na verdade, embora os quatros pontos tenham sido apresentados didaticamente de forma separada neste texto, é importante reconhecer que eles funcionam juntos e ao mesmo tempo. Não é possível separá-los na prática, assim como não é possível isolar os 4 pontos cardeais um do outro; no momento em que exercitamos atenção plena a nossa ação torna-se automaticamente menos reativa, o que nos confere maior poder de administração na situação, e tudo isso junto gera aperfeiçoamento e autoconhecimento. Claro, em dado momento podemos navegar mais em uma direção do que outra, mas ainda assim as demais estão atuando.

Nos próximos posts sobre o A4 eu vou detalhar mais cada um dos 4 pontos básicos. Se você tem dúvidas, não hesite em nos mandar um email. Vamos trocando idéias sobre como usar essa bússola. Mas o mais importante de tudo é: o caminho só existe quando você passa.

Votos de luz,

Gustavo Mokusen.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s