A mente diamante e o sistema A4

Prezados leitores do ALD, vamos hoje falar um pouco sobre gestão pessoal.

Após muitos anos trabalhando para encontrar uma forma de organizar os pilares do gerenciamento pessoal em um sistema coerente que somasse a milenar sabedoria oriental com as modernas técnicas de gestão estratégica, finalmente cheguei ao resultado que batizei como sistema “A4” e que gostaria hoje de apresentar a vocês. Esse sistema, que tem uma metodologia de funcionamento específica, pode ser aplicado para o aperfeiçoamento individual em praticamente qualquer área, para a gestão pessoal e para administração da maior parte das situações críticas.

O sistema se chama A4 porque ele se apóia em 4 aspectos, e todos começam com a letra “A” em português. Os aspectos são: Atenção plena, Ação não reativa, Administraçao de pontos críticos e Autoconhecimento (ou Aperfeiçoamento pela prática).

Estes são também os quatro aspectos da mente iluminada, que é aquela mente capaz de cortar medos, angústias, ilusões, sofrimentos, e assim é livre para realizar o seu próprio caminho. A questão da realização do caminho é de suma importância, pois sempre haverá conflito e perturbação interior quando fugimos da nossa direção e não nos tornamos aquilo que somos. Por isso, essa mente funciona como a espada afiada de um samurai que corta perfeitamente em um só golpe qualquer obstáculo mental, sem dúvidas ou vacilos. Com o olhar firme, o samurai maneja sua espada com reverência e respeito, sabendo que ela é um prolongamento da sua mente iluminada, de seu espírito, assim como tudo o que o cerca.

A mente iluminada é chamada também de mente diamante. O diamante é a substância mais dura que existe na natureza, de elevadíssima estabilidade estrutural, e isso lhe dá a propriedade de riscar todas as outras substâncias e jamais ser riscado; ele também possui uma formação molecular chamada tetraédrica que é a mais estável possível, onde seus átomos estão organizados em forma de pirâmides de quatro faces, e é por isso que dizemos que a mente iluminada possui quatro aspectos fundamentais.

Então o sistema de gestão pessoal A4 contempla o cultivo da mente diamante, ou mente iluminada, como base de transformação, e combina a isso técnicas gerenciais objetivas como plano de ação, assertividade e fluxograma de processos para administrar o cenário que se apresenta.

Ao contrário de outros modelos de gestão, o A4 primeiro organiza o indivíduo por dentro, e depois parte para as metas e objetivos externos. Na verdade, é impossível até mesmo estabelecer metas sem essa organização anterior. O A4 definitivamente não é algo que vem de fora para dentro.

Abaixo eu compartilho um vídeo de apenas 2 minutos, mas muito inspirador, que encontrei ao acaso e que coincidentemente mostra os quatro princípios do A4. Nesta belíssima animação você pode identificar todos os “As” que eu citei acima. Não esqueça de aumentar o volume:

E aí? Conseguiu perceber a atenção, ação, administração e autoconhecimento?

O interessante é que, com o passar do tempo, eu fui percebendo que era possível aplicar o A4 para melhorar relações interpessoais, gerenciar a carreira profissional, aumentar o desempenho em atividades de interesse, resolver conflitos  emocionais, intensificar o treinamento espiritual, equilibrar a vida financeira e praticamente para administrar a maior parte das situações críticas que pode ocorrer.

Não, o A4 não é milagroso e nem uma fórmula mágica, pois eu disse que é possível aplicá-lo. Mas isso vai demandar muito trabalho interior, não se engane. Como esse método vem de dentro pra fora, sem a sua participação ativa nada funciona. Você possui uma mente diamante natural, mas ela precisa ser lapidada para brilhar e cortar.

Nós vamos falar mais sobre o A4 por aqui. Tem alguma dúvida? Mande para nós: questoes@aluzdodia.com

Com votos de luz,

Gustavo Mokusen. 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s